Rússia declara trégua temporária por ocasião da Páscoa Ortodoxa

.

Rússia declara trégua temporária por ocasião da Páscoa Ortodoxa
Rússia declara trégua temporária por ocasião da Páscoa Ortodoxa (Foto: Reprodução)

Em um gesto simbólico em meio ao prolongado conflito com a Ucrânia, a Rússia anunciou nesta sexta-feira (19) uma trégua temporária durante o feriado da Páscoa Ortodoxa. O presidente russo, em reunião no Kremlin, informou que as operações militares serão suspensas a partir das 18h (horário de Moscou) desta sexta até a meia-noite de segunda-feira (21).


A decisão foi tomada após o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov, apresentar um relatório sobre a situação nas frentes de combate. Segundo o governo russo, a medida tem caráter humanitário e busca garantir uma pausa nos confrontos durante o período religioso.


"Estamos instruindo nossas forças a cessarem todas as operações neste intervalo. Esperamos que o lado ucraniano também adote a mesma postura", declarou o presidente. Ele destacou, no entanto, que as tropas permanecerão em estado de alerta para possíveis violações do cessar-fogo ou provocações.


A trégua ocorre em um momento delicado da guerra e representa uma tentativa de demonstrar respeito a uma das datas mais sagradas para os cristãos ortodoxos, mesmo diante das hostilidades em curso.

Fonte: http://en.kremlin.ru/events/president/news/76727

Comentários (0)