Papa Francisco morre ao 88 anos
Fontes: Andrey Mendonça, professor de filosofia e estudos comunicacionais na ESPM, e Roberto Uebel, professor do curso de Relações Internacionais da ESPM

Papa Francisco morre ao 88 anos
Fontes: Andrey Mendonça, professor de filosofia e estudos comunicacionais na ESPM, e Roberto Uebel, professor do curso de Relações Internacionais da ESPM
Neste 21 de abril, o mundo acordou com a notícia da morte do papa Francisco. O pontífice argentino se recuperava de uma pneumonia e fez sua última aparição pública no domingo de Páscoa, em 20 de abril. Para Roberto Uebel, professor do curso de Relações Internacionais da ESPM, o papa teve um protagonismo na perspectiva das relações internacionais que há muito tempo não se via. “Ele foi muito ativo em temas internacionais, desde as questões dos migrantes, dos refugiados e das mudanças climáticas, até um posicionamento assertivo, eu diria muito importante, na tentativa de conciliação de países que estão em conflitos internacionais”, diz.
O professor destaca que ele foi uma voz ativa também nas guerras e conflitos, como da Ucrânia e Faixa de Gaza, além das instabilidades geopolíticas do continente africano e do Oriente Médio. “Um grande diplomata, a serviço da humanidade. Sem olhar para crenças, ele visitou países de maioria muçulmana, países de maioria judaica, como Israel, por exemplo, visitou países de outras religiões, na qual a religião cristã ou a igreja católica não tinham grande presença ou até mesmo maioria, e sempre tentando construir pontes”, diz.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia, Salvador e Curitiba. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
Comentários (0)