Governo Federal realiza nova recepção humanitária de brasileiros repatriados dos EUA
Voo com previsão de trazer 84 brasileiros chega ao Brasil nesta sexta-feira (25); operação conta com atendimento humanizado, apoio logístico e integração às redes de assistência social

Governo Federal realiza nova recepção humanitária de brasileiros repatriados dos EUA
O Governo Federal, por meio de uma força-tarefa interministerial, realiza mais uma operação de recepção humanitária para brasileiros repatriados dos Estados Unidos nesta sexta-feira (25). O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) integra a ação, que acolherá os previstos 84 cidadãos e cidadãs que retornam ao país em cumprimento à determinação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A chegada do voo vindo dos Estados Unidos está prevista para às 8h no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE). Posteriormente, um grupo de repatriados será conduzido pela Força Aérea Brasileira (FAB) até o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG), com previsão de chegada às 15h.
A operação conta, ainda, com o suporte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que disponibilizará passagens rodoviárias para o deslocamento interno dos repatriados entre os estados, viabilizando o retorno às cidades de origem.
A ação é coordenada em parceria com os Ministérios da Saúde (MS), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), das Relações Exteriores (MRE), da Defesa (MD), e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com apoio da Polícia Federal, Defensoria Pública da União, governos estaduais e das concessionárias aeroportuárias, Fraport Brasil (CE) e BH Airport (MG).
O objetivo é assegurar um acolhimento digno, humanizado e articulado, oferecendo atendimento especializado e suporte logístico completo. As equipes envolvidas irão realizar o acompanhamento dos repatriados desde o desembarque, com encaminhamento às redes de assistência social e serviços de proteção, quando necessário. A operação também prevê o contato com familiares e, em casos específicos, oferta de acolhimento institucional temporário.
Atribuições dos órgãos e instituições parceiras
MDHC: coordenação geral da operação, articulação entre os demais envolvidos e criação da seção “Brasileiros Repatriados” no aplicativo Clique Cidadania, contendo informações e orientações específicas sobre esse público, seus direitos e como acessá-los.
MDS: triagem pelas equipes de assistência social e coordenação do operacional no acolhimento.
MS: atendimento médico e psicológico.
MRE: articulação com governo dos EUA e acompanhamento de representantes da embaixada dos EUA.
MJ/PF: operação especial para agilizar os processos de imigração e acompanhamento da situação de passageiros com cometimento de delitos.
MD/FAB: disponibilização de voo para deslocamento dos passageiros até MG.
DPU: monitoramento de situações de violação de DH.
Juizado de Menores: resolução de situações de documentação ausente para viagens de menores.
Fraport e BH Airport: disponibilização do espaço de acolhimento e suporte logístico.
Governo dos estados do CE e MG – Secretarias de DH e Assistência Social: disponibilização de equipe de apoio, kit lanche e kit higiene pessoal e abrigamento para casos necessários.
Organização Internacional para as Migrações (OIM): disponibilização de formulário e auxílio na triagem dos passageiros.
Serviço
Recepção humanitária a brasileiros repatriados
Data: Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Locais e horários: às 8h* no Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE); e às 15h* no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG)
*Horários sujeitos à confirmação
Fonte: MDHC
Comentários (0)