Fraude do INSS e troca nos Ministérios: falhas de comunicação do PT podem impactar nas próximas eleições
.

Fonte: Paulo Ramirez, cientista político e professor da ESPM
O caso recente de fraude no INSS reacendeu a discussão sobre a comunicação falha do governo atual. As investigações sobre as fraudes partiram do governo anterior e passaram a ser investigadas pelo atual. Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, foi alertado, mas para Paulo Ramirez, professor de ciências políticas da ESPM, o governo não soube trabalhar bem na comunicação sobre essas denúncias. “Até que não fossem diagnosticadas corretamente, o governo não poderia chegar a público com a ideia da fraude, a não ser que as próprias investigações por órgãos do governo levassem a essa certeza”, diz.
Ramirez destaca que a falha na comunicação no governo engloba tanto a sociedade quanto os partidos aliados, com as diversas mudanças realizadas em outros Ministérios nos últimos meses, o que implica em um problema para as próximas eleições. “Há um problema de comunicação do governo com a sociedade e também do governo com os próprios partidos. Neste caso da Previdência Social, por exemplo, o Lupi é um nome muito importante para o PDT. O afastamento deste cargo representaria uma catástrofe para eleição do ano que vem, já que a saída do PDT do Ministério seria uma ameaça de saída do governo. Existe essa ameaça”, reforça.
Para o professor, essa saída complica em uma possível tentativa de angariar mais apoios para 2026. “O governo, que tem problemas de popularidade hoje, encontraria uma dificuldade ainda maior de conseguir angariar mais apoios, que já são muito frágeis, inclusive no Congresso, diante de muitos segmentos da sociedade”, finaliza.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Florianópolis, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e Salvador. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
Comentários (0)